Sexta-feira, 10 Abril, 2009

Record Store Day 2009 (RSD09) na Flur: INTRODUÇÃO



rsd1 dmars-na-bica

QUANDO
Sábado, 18 de Abril de 2009, entre as 13h e as 21h.

ONDE:
Loja Flur e esplanada do restaurante Bica do Sapato.

O QUÊ:
Flur é uma loja de discos aberta desde 2001, em Santa Apolónia, junto ao Lux e Bica do Sapato.
Record Store Day é um dia assinalado desde 2007 com o intuito de celebrar a existência de lojas físicas que vendem predominantemente discos mas, sobretudo, para celebrar toda a cultura associada a esses espaços onde se vive, respira, troca, vende e compra música e experiências a ela associadas.

IDEIAS E SENTIMENTOS:
Para quem gosta de música, trabalhar numa loja de discos na qual se possa controlar o critério equivale a um portal aberto para a felicidade. Esse mesmo entusiasmo é colocado na relação com quem nos visita ou contacta. O amor por determinados discos tem de ser transmitido 100% intacto, de outro modo não faz sentido para nós estar neste negócio. No fundo procuramos legitimidade e aceitação para os nossos gostos, como qualquer pessoa. Só que nós podemos ter o prazer de disponibilizar para venda os próprios discos de que gostamos. É quase perfeito.
O espírito é sobretudo de encontro entre pessoas para quem a música é muito importante, mantendo vivo um elemento fundamental na partilha e difusão de música: a loja de discos. No fundo, apelar a todos aqueles que vêem para além do espaço comercial que uma loja obviamente é e reconhecem o seu papel de entreposto cultural.

QUESTIONÁRIOS:
Pedimos a muita gente que respondesse a algumas perguntas sobre discos, todas as respostas serão publicadas neste blog até ao final do mês de Abril. É uma pequena tentativa de Recenseamento 2009 no capítulo da relação que se tem com discos. Ao lado de ilustres desconhecidos (todos conhecidos para nós) poderão ler as respostas de Rui Reininho, DJ Vibe, António Sérgio, Nuno Markl ou Zé Diogo Quintela + muitas outras pessoas que acederam em partilhar os seus gostos connosco. Muito obrigado.

SHOUTS:
Primeiro para todos os que nos visitam, compram discos, dão feedback positivo e negativo, lêem e confiam em nós em muitos casos há vários anos. Pessoas com quem aprendemos tanto quanto esperamos que aprendam – enfim – alguma coisa com o nosso entusiasmo;
Todos os convidados que vão fazer coisas na Flur neste dia, pelo tempo, dedicação, amizade e energia que transmitem, total respeito para eles por terem aceite o nosso convite, são todos eles, de facto, que fazem este dia especial. Sigam os links nos respectivos nomes e saibam mais sobre o seu trabalho;
Toda a gente que se dispôs a gastar tempo para responder às nossas perguntas (ver Questionários);
Lux e Bica do Sapato pela inestimável ajuda logística neste dia.

PROGRAMA PARA O DIA:
Horas ainda a definir, lista de participantes a seguir a este parágrafo, dividida por actividades. A programação pode ser alterada por motivos alheios a nós. Fiquem atentos.

AO BALCÃO DA LOJA:
Disponíveis para atendimento de loja, sugestões ou cumprimentos : )
Isilda Sanches (Rádio Oxigénio 102.6 FM), Rita Moreira (Rádio Oxigénio 102.6 FM), Ricardo Gross, DJ B.r.o.s., Bandido$ (ex-Desesperados) (D.I.S.C.O.Texas), Filho Único (Pedro e Nelson Gomes, produtores de concertos).

SHOWCASES ACÚSTICOS NO INTERIOR DA LOJA:
Aquaparque (set acústico especial), Peter Walker, B Fachada + Samuel Úria (FlorCaveira).

DJs E SETS AO VIVO NA ESPLANADA DA BICA DO SAPATO:
Ana Rita Clara (apresentadora de TV), D.I.S.C.O.Texas (colectivo DJs), Dinis (DJ – noites Flashdance no Lux, Maus Hábitos, etc.), Kamala (DJ e programador – Estado Líquido, Arena Lounge, Spin Management, etc.), DJs residentes no Lux (Rui Vargas, Pink Boy, dexter, Yen Sung, Leonaldo de Almeida e Zé Pedro Moura), DJs das editoras Bloop e Groovement, Nuno Lopes (actor, “Alice”, “Os Contemporâneos”, etc), Rodrigo Amado (músico e crítico de jazz no Público), Rui Pregal da Cunha (Heróis do Mar).

EXPOSIÇÃO DE CAPAS DE DISCOS DE VINIL:
Joaquim Paulo, que publicou “Jazz Covers” na Taschen (selecção de capas de discos de Jazz), expõe 50 capas originais da sua colecção de vinil. Ele próprio estará disponível para comentar a exposição.

MESTRES DE CERIMÓNIAS:
Pedro Ramos (Radar 97.8 FM) e Hugo Pinto (jornalista) apresentam no local o que acontece durante o dia.

EMISSÕES DE RÁDIO:
Rui Miguel Abreu (um dos sócios da extinta loja Lollypop entre 1993-1998, no Bairro Alto, jornalista e radialista) e José Guedes (um dos responsáveis pela extinta loja Contraverso entre 1986-1999, no Bairro Alto, actualmente dirige a distribuidora Última) são convidados em duas emissões especiais de um programa de rádio apresentado por nós na Oxigénio (102.6 Lisboa e Linha de Cascais). Primeira emissão no Domingo, 12 de Abril, às 22h, com Rui Miguel Abreu; segunda emissão no Domingo, 19 de Abril, às 22h, com José Guedes.

SOM DE LOJA:
Música ambiente na loja, no dia 18 de Abril, totalmente seleccionada por convidados. Já confirmados Filho Único (Pedro e Nelson Gomes, produtores de concertos), Photonz (DJs, produtores), Marco Martins (realizador: “Alice”, Ministério Dos Filmes, etc.), Tiago Santos (Cool Hipnoise, Rádio Oxigénio 102.6 FM), Tiago Miranda (Loosers, Slight Delay, Lux, etc.).

OUTRAS ACTIVIDADES:
Tiago Castro e Pedro Moreira Dias (ambos da Radar 97.8 FM) jogam uma sessão de “Rock Band” na PS3;
DJ Pan Sorbe prepara alguns snacks para a hora do lanche;
Susana Pomba é a repórter fotográfica oficial, depois não se esqueçam de ver aqui.
Confirmado: fanzine com ilustrações de Pedro Lourenço e Márcio Matos, primeira edição Flur/Príncipe.
Joaquim Paulo fará uma “visita guiada” à exposição de 50 capas de discos da sua colecção. Previsão: 17h00.

Sigam este blog ou o Twitter para quaisquer actualizações.
Até breve!


/ / Etiquetas: , / / Comentar: 7 Comentários »