Quinta-feira, 31 Outubro, 2013

GROUND-ZERO Revolutionary Pekinese Opera – Version 1.28 CD

€ 16,50 € 13,50 CD RéR / Recommended

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Com a estreia em 92, na mítica Les Disques Du Soleil Et De L’Acier, os Ground-Zero foram durante parte dos anos 90 um dos projectos mais intensos e interessantes da música experimental. Foi uma altura fantástica em que, graças à Tzadik, sobretudo, se redescobria o Japão. Sim, a nossa atenção talvez tenha diminuído, mas deve ser verdade que os anos 90 foram bem milagrosos para a música nipónica, exportando bandas e músicos que mostravam como tudo deveria ser feito. E um dos timoneiros era Otomo Yoshihide, que pouco depois aparecia a solo na também mítica editora Extreme, pronto para nos deixar até hoje uma quilométrica discografia. Os seus Ground-Zero brilharam durante pouco tempo, mas brilharam intensamente. A primeira obra-prima acontece ao terceiro álbum, este, retalhando e reformulando “Peking Oper” de Heiner Goebbels e Alfred Harth, um tema de 15 minutos que vive no álbum “Frankfurt-Peking” de 1984. Dominando o sampler com absoluta mestria punk, Matsubara Sachiko alia-se na perfeição ao demoníaco gira-discos de Otomo Yoshihide, conduzindo os restantes músicos para um épico assalto terrorista ao original. São 50 minutos de vertigem sonora estonteante – se o álbum tivesse apenas o primeiro tema de nove minutos já seria um disco assombroso -, onde ruído e meditações convivem numa corrida frenética rock que nos aguça os sentidos. Talvez arranjem muitos exemplos assim na música de hoje. Mas tanto os Ground-Zero como este disco são exemplos acabados de como se pode maximizar tudo sem nunca se perder o norte. No meio deste caos aparente, ergue-se um monumento sonoro como poucos, energético e poético, político e onírico, que nunca se deixará de revelar em múltiplas audições. Fantástico e exemplar, tantos anos depois.

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