Quinta-feira, 7 Abril, 2016

ORQUESTRA AFRO-BRASILEIRA LP

€ 33,95 LP (2014 reissue) Polysom

OUVIR / LISTEN:
Todo o álbum / Whole Album

Distraídos, lembramo-nos imediatamente da apresentação colorida do Brasil ritual em “Tam… Tam… Tam…!”, atribuído a José Prates e que já comentámos aqui. Orquestra Afro-Brasileira avança na década seguinte, ano 1968, e este LP documenta o africanismo muito presente na espiritualidade brasileira. Bem melhor que nós, o elucidativo texto de Abigail Moura, na contracapa, afirma:
“A CBS acaba de proporcionar, através do presente “Long playing”, a oportunidade para a observação dos amantes do ritmo, ora vibrante, ora monótono; da melodia e dos cânticos, às vêzes, lamurienteos e de profundo sentido místico, que foram o apanágio do sentimento do negro, no Brasil, há séculos passados. (…) Encontram-se músicas vocais nas línguas bantu, nagô, nhengatu e em português (obedecendo, em alguns casos, as corruptelas); como, também, as formas rítmicas desde o opanijé, (ritmo especial para Omolu), alujá, (ritmo especial para Xangô), culminando com a polirritmia afro-brasileira, cuja base é recolhida nas cerimônias litúrgicas afro-brasileiras. (…) Sim, a Orquestra Afro-Brasileira preserva e divulga a música de característica negra. É o sentimento de uma raça que, em tôdas suas nuanças, não se amalgamou com determinadas “sensibilidades”. É o que a música dêste original conjunto, também, traduz.”
“Saudação Aos Orixás” traz para nós toda a carga de densidade ritual na selva tropical. Somos espectadores não como turistas que assietm à dança colorida executada em trajes típicos, mas como exploradores curiosos a quem é oferecida uma oportunidade real de entendimento. Prensagem boa, dedicada, fabricada com autoridade no Brasil pela Polysom.

NOTA: Artigo sempre sujeito a confirmação de stock e preço

PLEASE NOTE: Item always subject to stock and price confirmation

Artigos relacionados


/ / Etiquetas: , , , , , , , / / Comentar: aqui »